segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Por que a numerologia de Pitágoras nunca existiu?

Na maioria das vezes de maneira incorreta, que é a relação entre o filósofo grego Pitágoras de Samos, que viveu há cerca de 2600 anos, e a numerologia.

Pitágoras foi, além de filósofo e matemático, um místico, estudioso das leis naturais e esotéricas. Muitos se lembram de Pitágoras com terror, devido a seu famoso Teorema. Mas estudiosos de esoterismo associam seu nome às técnicas numerológicas conhecidas. Desta forma, criou-se inclusive a denominação "numerologia pitagórica".
Antes de avançarmos neste assunto, questiono: seria a numerologia e o esoterismo, como um todo, uma mera superstição? Se fosse, não seria necessário estudar, ler ou se informar sobre estes assuntos, já que a superstição nasce da ignorância sobre um determinado tema. A superstição é uma armadilha irracional que aprisiona o bom senso humano e perpetra inverdades. Quando evitamos um gato preto ou tememos o número 13, estamos nos rendendo a um primitivismo antievolutivo, que só pode ser totalmente indesejável. A numerologia, e o esoterismo como um todo, são muito mais do que isso.
Todo conhecimento humano, seja científico (passível de provas mecânicas e irrefutáveis em laboratório ou empiricamente), artístico, filosófico ou técnico, deve estar sempre em constante evolução, em constante reforma. A medicina ainda hoje rende homenagens a Hipócrates, também grego, considerado o pai da medicina. Entretanto, seria insano manter as diretrizes e práticas de Hipócrates. Se fosse assim, a medicina não teria dado os seus incontáveis saltos. Da mesma forma, a arte e a filosofia estão sempre em marcha evolutiva, se adaptando e revendo seus códigos.

1 comentário:

  1. que maneiro!! eu nao sabia sobre isso obrigado!! vou sempre entrar nesse blog!!!

    ResponderEliminar